Regras Oficiais e Regulamentos | Seat Online Dance Challenge by Cifrão

Regras Oficiais e Regulamentos

Este manual de regras e regulamentos contém os requisitos de elegibilidade por participante/entrada, procedimentos padrão e as regras e regulamentos para competir no passatempo SEAT Online Dance Challenge by Cifrão.

1. “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” - conceito

“SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” é um evento de dança competitivo que fornece aos dançarinos a oportunidade para mostrar a arte e técnica de dança, nacional e internacionalmente, com a possibilidade de exposição nos meios sociais, de imprensa e televisão, para além do prestigiado título de campeão. Os participantes mostram os seus trabalhos finais de habilidade e desempenho numa rotina coreografada. Criatividade, carisma e liberdade artística são sempre incentivados desde que a integridade, o bom gosto e a segurança não sejam comprometidos.

2. Definição de Dança

Dança é uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se, acompanhados por música. Diz-se da dança, como conceito, que é também uma forma de comunicar-se usando uma linguagem própria, não-verbal entre os humanos, onde o dançarino ou a dançarina pode expressar os seus sentimentos e emoções através de movimentos e gestos.

3. Coreografias

As coreografias apresentadas pelos participantes podem conter uma variedade de estilos de dança ou apenas um único, devem ter carisma, os movimentos característicos dos estilos de dança apresentados, música envolvente e uma demonstração de corpo completo contínuo e ininterrupto (cabeça aos pés) de dança coreografada.

4. Critérios de Elegibilidade de entrada dos participantes

a) Os participantes devem respeitar as regras de elegibilidade do “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão”.

b) Os participantes são responsáveis por verificar as informações pessoais fornecidas e certificar a sua elegibilidade e veracidade.

5. A participação pode ser feita a solo, ou em grupo.

Composição de um grupo é constituída por 2 (dois) elementos ou mais (sem número limite) e podem ser constituídas por qualquer combinação de elementos masculinos ou femininos.
Não há restrições de idade - todas as idades podem participar.

6. Limite de participação

Um participante não poderá concorrer em mais de 1 (um) solo ou grupo por competição.

7. Nacionalidade

A competição é aberta a qualquer nacionalidade ou a qualquer participante a residir dentro ou fora de Portugal continental.

8. Formulários

a) Os participantes devem preencher e assinar todos os formulários, incluindo informações sobre o seguro. Os formulários devem ser devolvidos antes do prazo de inscrição para a organização do “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão”.

b) Isenção de Responsabilidade: Cada concorrente deve assinar e apresentar um formulário de remição de responsabilidade antes da competição, liberando o “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão”, o organizador, os seus agentes, diretores, funcionários e patrocinadores da responsabilidade por qualquer acidente ou dano que ocorra a um participante antes, durante, ou depois de um evento “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” ou competição.

c) Lançamento de Semelhança: Todos os participantes devem assinar um formulário de liberação de semelhança permitindo ao “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” e ao organizador da competição, agentes ou patrocinadores para utilizar os vídeos enviados, filmar ou gravar a apresentação das duplas e permitir o uso em televisão, cinema, home vídeo, internet, rádio, imprensa, média, relações públicas, etc.

9. Alterações de Entrada, Acréscimos, Substituições

Por circunstâncias alheias à vontade do(s) participante(s), as substituições dos membros originais dos grupos podem ser feitas. Será permitido um máximo de 1 (uma) substituição. O organizador do evento e/ou o diretor técnico da competição deve ser notificado e aprovar a alteração. O participante substituído não poderá voltar à competição a decorrente.

10. Local de Gravação do Vídeo da Performance

O local da gravação do vídeo da performance é da inteira responsabilidade dos participantes. A organização desencoraja o uso de locais proibidos e perigosos para a saúde dos membros dos participantes.

11. Traje

Traje pode incluir acessórios como chapéus, bonés, luvas, cachecóis, jóias, etc. Remoção de peças de roupa durante a performance é permitido desde que não seja ofensivo ou fora do contexto. Roupas muito curtas e/ou muito apertadas serão examinadas e podem ser consideradas inadequadas, especialmente pela exposição excessiva de determinadas áreas do corpo e/ou adequação à idade. Os participantes podem usar botas de dança/stomp, sapatos de rua, tênis, sapatos desportivos de atletismo ou dançar descalços.

12. Adereços

Props que não são considerados parte integrante do "traje" da performance são permitidos.

13. Atenção médica

a) É da responsabilidade dos participantes, treinador ou administrador do grupo comunicar a lesão ou doença de um membro do seu grupo ao organizador do evento.

b) Se, em qualquer momento, antes ou durante a competição um participante estiver doente, ferido, ou a sua condição física ou emocional estiver em risco, ao participar, ele/ela pode ser declarado inelegível para competir, ou desclassificado de competir mais. O organizador do concurso reserva-se o direito de remover qualquer concorrente que parece ter tal deficiência ou lesão grave, ou que precise de atenção médica.

c) O organizador concurso reserva-se no direito de solicitar a apresentação de autorização por escrito de um médico para autorizar a participação de algum participante.

14. Requisitos de desempenho da Música

a) A coreografia deve ser realizada, em sua totalidade na música selecionada, estas são preparadas e fornecidas pelos participantes.

b) Duração da Música
A duração da música da performance é de 45 segundos a 1 (um) minuto no máximo.

c) Não há número mínimo ou máximo de músicas ou gravações que podem ser utilizados na rotina.

d) Os efeitos sonoros e composições originais são permitidas.

e) A música da competição não deve conter contexto inapropriado, obsceno ou linguagem ofensiva.

f) Os participantes podem ser obrigados a fornecer as seguintes informações acerca da música - Título, Artista, Compositor, Publisher, Recording Company - por escrito ao organizador da competição antes do evento e para cada música usada na rotina.

g) Devido a diferentes leis de direitos autorais, o(s) organizador(es) da competição não garantem que a música de um grupo será usada em eventos ao vivo, na televisão, filme ou transmissões teatrais ou outros meios de distribuição. O(s) organizador(es) do concurso reservam-se no direito de pedir aos participantes para substituir a música por uma que seja aceitável ou o organizador pode substituir a música ou pedaço de música de escolha do organizador para tais situações.

15. Fases da competição

Prazo limite para as inscrições no concurso: 07 de Outubro.

A competição tem várias fases:

a) Os participantes gravam ou filmam os vídeos e enviam para o email fornecido pela organização, até às 23h59 do dia 07 de Outubro;

b) Os vídeos enviados são postados na TAB do “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” do dia 8 de Outubro, pelas 21h30, até ao dia 14 de Outubro às 21h30, a angariar votos.
Os 10 (dez) vídeos com mais votos (gostos/likes) e os 5 (cinco) vídeos escolhidos pelo painel de Jurados previamente escolhidos pela organização passam à fase seguinte;

c) “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” anuncia, no dia 15 de Outubro, pelas 18h00, os 15 (quinze) vídeos que passam a próxima fase. Nesta próxima fase os participantes são desafiados a fazer e enviar um novo vídeo nas próximas 48 horas, ou seja, até às 18h00 do dia 17 de Outubro, quarta-feira;

d) No dia 18 de outubro, pelas 21h30, “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” partilha os 15 (quinze) novos vídeos. Os vídeos devem recolher o maior número de votos (gostos) até ao dia 21 de outubro, pelas 21h30. Os 4 (quatro) vídeos com mais votos (gostos) e 3 (três) escolhidos pelos jurados passam à próxima fase;

e) “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” anuncia os 7 (sete) vídeos que passam à próxima fase, no dia 22 de Outubro pelas 18h00. Nesta próxima fase os participantes são desafiados a fazer e enviar um próximo vídeo até dia 28 de Outubro às 15h;

f) A partir do dia 23 de Outubro às 21h30 os participantes eliminados têm até ao dia 28 Outubro às 15h00 para se voltarem a inscrever com videos novos ou repetidos. E que o júri vai escolher 3 novos videos que vai anunciar online dia 29 de outubro às 21h30;

g) Dia 29 de outubro às 21h30, vão ser colocados online os 7 (sete) novos videos e os 3 (três) da repescagem escolhidos pelo júri, que ficam a votos até dia 4 de Novembro, às 21h30. Destes 10 videos o júri vai deliberar e escolher 2 (dois) que passam diretamente à final e dos restantes 8 (oito), os 5 (cinco) que tiverem mais votos passam à meia-final;

h) No dia 5 Novembro às 15h30 são anunciados os 2 videos que passam directamente para a final e os cinco que passam para as meias finais;

i) No dia 05 de Novembro às 21h30, começam as meias-finais, com votação para eleger os dois vídeos que passam ao evento da final. Esta votação decorre até ao dia 07 Novembro às 00h00;

j) Dia 8 de Novembro às 21h30 são anunciados os 4 (quatro) finalistas;

k) A final decorre a dia 18 de Novembro, com os 4 (quatro) finalistas. 2 (dois) escolhidos na 3ª fase pelo júri e 2 (dois) que passaram das meias finais. Na final, a decisão do vencedor é escolha unilateral do júri.

16. As diferentes fases serão avaliadas por parte dos Jurados da seguinte forma:

- MOVIMENTOS ORIGINAIS (fundação dos vários estilos, técnicas e variações de estilos)

- CARÁCTER & CARISMA (contacto com os olhos e interação com o ambiente)

- MUSICALIDADE (improvisação e interação com a música)

- ESTILO & GRACIOSIDADE (execução e demonstração de controle do corpo por meio de equilíbrio, força e amplitude de movimento)

- ATITUDE (sem medo, confiança, alta energia, bom senso desportivo. Capacidade de experimentar através da improvisação e cometer erros em algo, foco na música... não se move ou preocupações!)

- PRESENÇA DE PALCO (Qualidade / Entretenimento / Performance)

- CRIATIVIDADE (.... adicione o seu sabor, seja extraordinário)

- VESTUÁRIO

17. Ordem de Apresentação

Ordem de partilha do vídeo da performance é determinada pela organização do evento.

18. Pontuações das Coreografias

As coreografias dos participantes são avaliadas de acordo com os critérios de desempenho e habilidade para a maior pontuação total possível de 10 pontos.

Critérios de desempenho e valor do ponto:

a) Votação do público
Só serão aceites e contabilizados likes (gostos) de perfis reais. Não serão válidas petições de likes (gostos) em grupos organizados para troca de likes (gostos).

b) Desempenho = 25% ou cinco pontos da pontuação total
Os jurados vão premiar coreografias que incorporarem movimentos únicos e originais/criativos, bom uso do ambiente envolvente, formações, carisma e intensidade resultando numa coreografia divertida que evoca resposta emocional.

c) Criatividade (5%)
Coreografe e apresente a sua performance de uma forma original e única com movimentos característicos e combinações de movimentos que são só seus. Maneiras originais para ir para o chão, levantando-se do chão, transições e edição de música que o distingue das outras apresentações. Seja especial, diferente e fresco, com todos os aspetos de sua coreografia.

d) Staging, Spacing, mudanças de Formação e de nível (5%)
Os participantes devem demonstrar conhecimento de spacing entre os membros, através de uma gama completa de formações únicas, complexas e desafiadoras, movimentos parceiros interativos e padrões. O uso pleno palco também será considerado. A coreografia deve incluir três (3) níveis de movimento (baixa / média / alta), utilizando o braço, mão, perna, pé, tronco e movimentos da cabeça com as transições que são criativas e imprevisíveis.

e) Presença de Palco, Intensidade, Confiança, Projeção & Presença (5%)
A coreografia deve conter movimentos dinâmicos do início ao fim pelos participantes como um todo e como indivíduos contendo pausas e poses mínimos. Durante as performances em destaque por um ou mais membros da tripulação, os membros restantes devem continuar com movimentos que contribuem para a intensidade geral da rotina. Os membros do grupo devem realizar a coreografia com entusiasmo, paixão e uma habilidade "natural" para apresenta-la.

f) Vestuário (5%)
Roupas e acessórios usados devem representar e refletir o verdadeiro caráter e estilo natural do ambiente criado pela coreografia com um visual único que define o grupo. Os membros não têm que estar vestidos idênticos ou similares. Individualidade da roupa é incentivada. Podem usar roupas estilizadas que representam o tema de sua coreografia.

g) Entretenimento Valor/Recurso Público (5%)
Os bailarinos e sua coreografia devem conectar se com o público e evocar respostas emocionais, ou seja, a emoção, a alegria, o riso, o envolvimento e/ou senso de drama em relação ao estilo apresentado. A coreografia deve deixar uma impressão memorável e duradoura.

h) Habilidade = 25% ou cinco pontos da pontuação total
Os jurados irão avaliar a execução e dificuldade do(s) estilo(s) executado. Os jurados vão considerar a qualidade de circulação em toda a coreografia, incluindo o braço, perna e colocação do corpo, as combinações de três níveis de piso, de pé e ar, e sincronização dos membros do grupo.

i) Musicalidade (10%)
Desempenho e coreografia correspondente ao tempo e uso de música e a capacidade do grupo de realizar simultaneamente com a música. Movimentos e padrões realizados com os sons simulados dos membros na ausência de música gravada (por exemplo, pisoteando pé, mão batendo palmas, vocais, etc.) também serão considerados musicalidade e julgados da mesma forma. Musicalidade - Beat Técnica / Syncopation - Os movimentos dentro da coreografia deve demonstrar a estrutura e estilo musical, ou seja, usando variações rítmicas que enfatizam otimista, pessimista, ritmo e acentos em single, duplo, de meio expediente e padrões musicais sincopados.
Musicalidade - Movimentos ligados à música - Ficar no tempo com a música, na batida da música, e usando frases identificáveis para construir a coreografia.

j) Sincronização / Timing (5%)
Os movimentos dos membros do grupo são realizados em sincronia; a amplitude de movimento, velocidade, sincronismo e execução de movimentos são realizados por todos os membros em uníssono.

k) Execução / Mobilidade Controlada e Estabilização (5%)
Os participantes devem manter o controlo da velocidade, direção, força e colocação do corpo em toda a coreografia.

l) Dificuldade de Execução de Estilos de Dança (5%)
A dificuldade é medida pelos níveis de capacidade demonstrada pelos membros do grupo.
Consideração adicional e atribuição de pontos de dificuldade é dado aos participantes que tentam movimentos difíceis com todos os seus membros.

19. Falta de Comparência

Os participantes que não apresentarem o vídeo nos prazos indicados pela organização será declarada uma “falta de comparência" e desqualificada.

20. Empates

Pontuações em caso de empate serão quebradas pela seguinte ordem:

a) o(s) participantes(s) com a maior pontuação de desempenho;

b) O(s) participantes(s) com a maior pontuação de habilidades;

c) Uma análise de classificação ordinal dos jurados.

21. Discrepâncias nas Regras e/ou Competição

Qualquer problema ou discrepância durante a competição será levado ao conhecimento do organizador da competição, a respetiva decisão da organização do “SEAT Online Dance Challenge by Cifrão” será final.

22. Protestos

Protestos são proibidos e não serão aceites em relação a qualquer pontuação, decisão ou resultado.

23. Desqualificação

O uso de gestos sexuais inapropriados não são aconselhados e pode resultar numa desqualificação.
A desqualificação é uma decisão única e exclusiva da organização.
Não serão admitidas participações enviadas fora do período estabelecido para o passatempo, assim como todas as inscrições que sejam enviadas desrespeitando as condições previstas no presente regulamento.

É-nos reservado o direito de alterar, adiar, encurtar, prolongar ou terminar qualquer passatempo a todo o tempo, no caso de ocorrer alguma atividade fraudulenta ou algum fator externo, que afete o bom funcionamento do passatempo. Nestas circunstâncias, os participantes não terão direito a qualquer tipo de compensação ou explicação.

O presente regulamento pode ser alterado, sem aviso prévio, por motivos de força maior relacionados com a evolução e logística do passatempo.